Divulgue esta biografia



Erich Luiz Meirelles

Possui 47 anos de história, muitos deles dedicados ao Kung Fu. O shifu Erich Luiz Meirelles é 8º duan no estilo Louva-a-Deus, fundador e diretor técnico da AAMSKF 7 Arte Marcial Tradicional Chinesa Ltda (AAMSKF), sediada em São Paulo.
Ingressou nas artes marciais com o apoio do amigo e praticante Dimas, que o levou à Associação Shaolin de Kung Fu, presidida pelo GM Dirceu Amaral Camargo, 8º duan, com apoio técnico dos GMs Aparecido de Souza Soares, 8º duan, e tendo como divulgador do estilo um dos pioneiros na inserção do Kung Fu no Brasil, Li Wing, 10º duan, reconhecido mundialmente pelos mais de 40 anos dedicados à difusão da cultura chinesa.
É tetracampeão estadual e brasileiro de combate em kuoshu, categoria avançada a partir do 1º Torneio Regional Kuoshu (1992, 1993, 1994 e 1995), chancelado pela Federação Paulista de Arte Marcial Chinesa de Kuoshu, juntamente com o apoio da Federação de Kuoshu do Estado de São Paulo (FKESP).
Possui certificado de professor da FKESP (1983), fez curso de arbitragem internacional pela The World Kuoshu Federation, é representante oficial do sistema Liu Xiau Hey, no estilo Louva-a-Deus (Tang Lang Quan), atingindo o grau de 8ª duan e o título de shifu pela mesma entidade, no ano de 2000, além de ter sido organizador de campeonatos regionais e juiz central da 2ª e da 3ª Copa Brasil Internacional de Kung Fu - Wushu.
Em setembro de 1995, criou a AAMSKF 7 Arte Marcial Tradicional Chinesa Ltda. De acordo com ele, o maior desafio da escola não é se tornar um dos maiores polos de artes marciais chinesas no Brasil, mas ser uma entidade voltada à difusão da cultura chinesa. “A AAMSKF desenvolve a força da mente, do corpo e do espírito em seus alunos, estimulando a disciplina física e mental, combinando com o apoio e o aperfeiçoamento das habilidades individuais”, explica.
Como professor, seu objetivo é transferir os conhecimentos do sistema Liu Xiau Hey, uma importante expressão cultural que visa melhorar todos os aspectos dos alunos, promovendo o desenvolvimento integral.
Ministra aulas de Kung Fu em sua escola, profere palestras e exerce atividades extracurriculares em alguns colégios do sistema Objetivo, na Zona Leste de São Paulo. Alguns de seus parceiros, como professores e instrutores, além de lecionarem na AAMSKF, também o auxiliam nas atividades - modalidade de Kung Fu, no Colégio Objetivo (unidade Ermelino Matarazzo) e em diversas academias.
Recebeu inúmeras homenagens e diplomas de honra ao mérito, incluindo o Mestre Honoris Causa em Artes Marciais pela FACEI, em 2015, e o Doutor Honoris Causa em Artes Marciais pela Erich Fromm World University (EUA), em 2017, ambas entregues na Assembleia Legislativa de São Paulo.
A partir de 2016, tornou-se membro certificado pela Internacional Chan Wu Center Federation - China. Shifu Erich atuou na Sociedade Amigos de Vila Beatriz, ajudando crianças a se distanciarem da criminalidade e das drogas. Além disso, participou de projetos relacionados à Virada Cultural e à Virada Esportiva - Prefeitura de São Paulo, assumiu o cargo de chefe de delegação e apoiou o 8º Campeonato Beneficente de Kung Fu, que envolveu academias associadas à SKIGAWK.
Foi destaque na 10ª edição da revista Master, colunista da revista Saúde Hoje e Sempre (editora Casa Dois) e idealizador da Lei nº 13.573, que instituiu o “Dia do Kung Fu” no calendário oficial do município paulista. Os praticantes celebram esta conquista desde 2003, sempre em 11 de abril. Escreveu os livros “Não Quis o Destino”, “O Reflexo dos Vencedores - Vol. 1 e Vol. 2” e “O Reflexo dos Vencedores - Vol. 3” pela editora Biblioteca 24 horas.