Divulgue esta biografia



Rubens Pinheiro

O grão-mestre está na área de artes marciais desde 1980. Embora tenha praticado múltiplas vertentes, escolheu o Kung Fu como caminho profissional. Teve o privilégio de treinar com os pioneiros do Kung Fu brasileiro. Após se graduar, aprimorou-se no exterior, com mestres dos EUA (Nova York), Reino Unido (Manchester) e China (Hong Kong).
É líder da família IPKF (Federação Internacional de Kung Fu Tradicional), discípulo do GM Samuel Kwok, sendo o único representante da terceira geração do Wing Chun da família Ip Man no Brasil e América Latina, através dos GM Ip Chun e Ip Ching (filhos de Ip Man). Também representa a linhagem do GM Wai Hong, no Sistema Fu Jow Pai de Kung Fu Tradicional para o Brasil e América Latina.
Formou-se em Shaolin Tao Kiun, Wing Chun Tao Kiun, Chin Na, Ch’an Tao Chuan, Garra de Águia, Shaolin do Norte, Louva a Deus, Hung Gar, Fu Jow Pai, Tai Chi Chuan, Chi Kung, Wushu Moderno (Tao Lu & Sanda), Wing Chun Ip Man, Kickboxing, Muay Thai, Yoga, Medicina Tradicional Chinesa e Terapia Holística.
Além disso, possui graduação em Educação Física, com especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo, além de MBA em Liderança e Gestão em Marketing e Vendas, atuando como professor universitário.
Em paralelo, atua com consultoria, educação fitness e eventos, para auxiliar os profissionais na área de gestão das academias, e para aqueles que desejam se aprofundar em cursos de capacitação técnica e organização de eventos.
Em 1995, criou o Sistema IPKF Brasil, que defende uma linha de pensamento na qual desafia o status quo e acredita que o desenvolvimento humano ocorre por meio da educação, de forma mais ampla possível através do Wing Chun Ip Man, Fu Jow Pai – Kung Fu Tigre Negro, Sanda – Boxe Chinês, Tai Chi Chuan & Chi Kung e defesa pessoal urbana (DPU). “Para garantir a qualidade e padronização do Sistema IPKF, desenvolvi cursos de formação continuada, capacitação técnica, de gestão e marketing para academias”, explica.
Teve a oportunidade de conquistar inúmeros títulos. Como atleta e técnico, trouxe para o Brasil títulos sul-americano e mundial de Kung Fu (formas e combate) e disputou alguns desafios, com vitórias no Kickboxing, Muay Thai e no MMA.
Graduou centenas de faixas pretas e vários mestres pelo sistema IPKF Brasil. Hoje, ministra cursos e seminários pelo Brasil e demais países da América Latina. “Agradeço, em primeiro lugar, ao Grande Arquiteto do Universo e à minha família, minha esposa Andréia Pinheiro e aos meus filhos Rubens Pinheiro Neto, Rodrigo Pinheiro e Nathália Maira Pinheiro. Sou muito grato aos meus mestres pelos esclarecimentos, técnicas, cultura e por toda a bagagem. Aproveito para agradecer a todos os alunos e discípulos que estimulam o processo de crescimento do Kung Fu e do IPKF Brasil”, finaliza.