Divulgue esta biografia



Eduardo N. Jacondino

Nasceu em Canguçu, no Rio Grande do Sul, em 1971. Atuou como policial civil e é professor universitário e doutor em Sociologia. Começou a prática do Taekwondo WTF em 1983, com o mestre e amigo Adão Wendt. Foi campeão estadual e gaúcho de Taekwondo em 1984, na cidade de Porto Alegre. Na ocasião, obteve ainda a medalha de atleta mais técnico do evento. Em 1999, alcançou a faixa preta 1º dan.
Nos anos 1990, teve contato com o Karate Kyokushin, por intermédio do sensei Sérgio Alves, que frequentava a academia de mestre Adão Wendt, em Pelotas.
Eduardo não praticou oficialmente tal modalidade, mas recebeu conhecimentos práticos. Nesta arte, os golpes visam o nocaute e não à marcação de pontos. Assim, desde então, incorporou os princípios do kyokushin em seus treinamentos. Praticou Hapkido em 1999, e de 2001 a 2008, sob a supervisão de mestre Jorge Santos (com quem se graduou até o 2º dan). Depois, passou pelo Sin Moo Hapkido entre 2009 e 2012 (onde se graduou 3º e 4º dan).
Seu exame de 4º dan foi realizado na cidade de Curitiba. Em janeiro de 2013, após viagem até Portugal e a efetivação de um contato com o amigo Antonio Pereira, líder da Jin Jung Kwan Hapkido de Portugal, recebeu autorização de mestre Rafael Couet (líder da Jin Jung Kwan Hapkido na Europa e braço direito do grão-mestre Lee Chang So, da Coreia), para se tornar representante nacional da modalidade.  
Durante o curso de formação da Polícia Civil, realizado em Porto Alegre, no início de 2000, Eduardo teve aulas de Judô e Jiu Jitsu. A partir de 2003, já como professor universitário no Paraná, introduziu o Hapkido na Polícia Militar da cidade de Francisco Beltrão.
Ainda em 2003 começou a praticar o Aikido Shinken Kiokai, com o sensei Maurício Guérios (mestre 5° dan na modalidade) e aluno direto, nos anos 1990, de Steven Seagal (7º dan e famoso ator americano).
Eduardo viajava aos finais de semana para Curitiba, com o propósito de treinar com o mestre. Em pouco tempo, introduziu o Aikido nos municípios paranaenses de Francisco Beltrão (2005) e Cascavel (2006). Em 2009, recebeu a faixa preta shodan diretamente do Japão. Além disso, durante o curso de Doutorado, na cidade de Porto Alegre, a partir de 2007, passou a treinar GongKwon Yusul (Karate/Jiu Jitsu Coreano) com o mestre Michel Salgado.
Praticou a modalidade em Esteio, entre as aulas do Doutorado, que frequentava em Porto Alegre, de 2007 a 2009. Em 2009, recebeu a faixa preta 1º dan diretamente da Coreia, do GM Kang Jun.
Em 2010, realizou o primeiro seminário estadual (paranaense) de Gong­Kwon Yusul. Mas, posteriormente se retirou da modalidade, em respeito ao seu mestre, Michel Salgado, que pausou o trabalho em 2013.
Entre 2012 e 2013, se desenvolveu nos treinamentos em Jeet Kune Do, sob a supervisão de sifu (guru) Edmárcio Rodrigues, especialista nas modalidades e mestre ligado à linhagem de Dan Inosanto (principal aluno de Bruce Lee e continuador do trabalho dele; além de ser uma das maiores autoridades mundiais nas técnicas do Jeet Kune Do e do Kali Filipino). Em 2013, levou o sifu Edmárcio para o primeiro seminário paranaense de Jeet Kune Do/ Kali.
A biografia de Eduardo mostra que ele é um apaixonado pelas artes marciais e um incansável pesquisador do tema. Em busca de conhecimento, não mede esforços e nem se limita a uma única modalidade/filosofia marcial.