Divulgue esta biografia



Juscelino Frazão

Inspirado pelos filmes de ação do ícone Bruce Lee na década de 1980, o jovem Juscelino Frazão queria aprender a lutar.
Em 1986, em uma cidade do interior do estado do Maranhão, assistiu a sua primeira aula de Karate Shotokan com o professor João. Treinou a modalidade durante alguns anos, mas ainda queria conhecer o Kung Fu. Após algum tempo também treinou a modalidade com um instrutor chamado Carlos Sergio em uma escola estadual em Bacabal, Maranhão.
Sem abandonar o Karate, no ano de 1998, Juscelino abriu o primeiro dojô na cidade de São Luis do Maranhão e passou a ministrar aulas.
Em 2001, no Torneio Interestadual, alcançou o 3° lugar na disputa de kumite. No mesmo ano, Juscelino integrou a seleção maranhense no Campeonato Brasileiro Zonal, classificatório em São Luis.
Foi atleta, árbitro da Federação Estadual de Karate e como técnico conquistou importantes vitórias. Em 2002, após mudar para o interior maranhense, na cidade de Riachão, ministrou aulas em uma academia da cidade.
Em 2005, passou a dar aulas de Karate para a prefeitura de Água Azul do Norte, no Pará. De lá, seguiu para a capital Goiânia, onde permaneceu por quase uma década na Associação chamada CTCG-GO.
Na região Centro-Oeste, o contato com organizações estrangeiras se intensificou e a partir daí, Juscelino passou a representar algumas entidades. Com isso, surgiram os primeiros eventos de intercâmbio,  como o 1° Campeonato de Lutas Com e Sem kimono da entidade North American Grappling Association (NAGA) . Este evento foi o primeiro realizado no país. A iniciativa de grande sucesso contou com a presença de atletas de todo o Brasil e também estrangeiros. Um dos destaques nacionais foi  o lutador cearense do UFC, Hermes França.
Em 2009, foi campeão sul americano e técnico da equipe brasileira campeã no US Open 2014, promovido pela ISKA, onde teve a honra de ser indicado a vencer o prêmio “Destaque da Comunidade Brasileira nos Estados Unidos”, nas categorias técnico e atleta. No ano seguinte, na mesma competição, registrou uma brilhante participação no evento e recebeu das mãos do presidente da WKC mundial, a representação da entidade no Brasil.
No quadro de árbitros da ISKA US Open, ingressou em 2016 . Considera esta conquista uma das mais importantes da carreira. Pretende lançar um livro inédito sobre uma arte marcial desenvolvida no estado do Maranhão. “Independente do estilo praticado, o importante é ensinar com o propósito de honrar os fundadores”.
Juscelino Frazão de Oliveira é 4º dan em Karate Shotokan pela Karatenomichi World Federation (KWF), com sede no Japão.