Divulgue esta biografia



Yoshihide Shinzato

Mestre Yoshihide Shinzato, 10º dan, nasceu em 15 de março de 1927 em Okinawa, no Japão. Foi discípulo do mestre Ambun Tokuda, e com a morte do professor, durante a Segunda Guerra Mundial, tornou-se aluno de Choshin Chibana. Após a perda do segundo mestre, continuou treinando, dessa vez, com Miyahira.
Tem a graduação mais elevada na modalidade e divide a posição com apenas outros quatro caratecas no mundo. Treinou Kobudo com o shihan Akamine, Masahiro Nakamoto e Katsuyoshi Kanei, recebendo o grau de hanshi pelo mestre Katsuyoshi Kanei, em novembro de 1993. Praticou também Judô com o professor Itokazu. Depois, quando estava no colegial e ainda no Brasil, treinou o estilo Goju-ryu com o mestre shikan Akamine.
A história desse imigrante pode ser confundida em alguns aspectos com a de muitos japoneses que vieram para o Brasil na década de 1950. Shinzato, porém, não veio para o nosso país com o propósito de melhorar a condição de vida familiar, pois sua vida no Japão já era estável. Tinha um bom casamento, dois filhos e um emprego público na província de Okinawa. Sua real intenção, então, foi disseminar o Karate no país.
Antes de partir para o Brasil, Shinzato participou da Segunda Guerra Mundial, como rádio comunicador do Exército Japonês, em Tóquio. Devido à baixa estatura, não obteve autorização para combater no front, nem tampouco pilotar aviões, que era seu grande sonho.
No Brasil, possuía parentes em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Assim, ao chegar por aqui, em 15 de janeiro de 1954, seguiu para esta cidade da Baixada Santista e começou a trabalhar na lavoura de seus tios, no bairro Tude Bastos, além de trabalhar com transporte de verduras e adubos. Paralelamente, ministrava aulas de Karate em sua casa, para jovens da colônia japonesa.
No dia 25 de janeiro de 1954, com seu irmão Yuzo, apresentou uma demonstração no Parque Ibirapuera, com os grupos de folclore de Okinawa, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo.
Em 03 de junho de 1962, o grão-mestre Yoshihide Shinzato fundou a Academia Santista de Karate na Rua Brás Cubas, em Santos, e em 1970, mudou o nome dela para Associação Okinawa Shorin-ryu Karate-Do do Brasil. Em 1976, criou a União Shorin-ryu Karate-Do do Brasil, e em 1992, instituiu a International Union Shorin-ryu Karate-Do Federation.
Seu método de ensino baseava-se na filosofia do budô, no desenvolvimento esportivo e no convívio social, com o objetivo de criar indivíduos úteis tanto para a sociedade quanto para a família, um karate-do-ka com o corpo forte e a mente equilibrada. Sensei Shinzato agregou mais de 200 academias filiadas no Brasil e exterior.