Divulgue esta biografia



Adriano Barros

Natural da cidade de São Paulo, Sifu Adriano Barros é formado pela FAAP (Fundação Armando Alvares Pereira) na faculdade de Design Gráfico. Iniciou as artes marciais no Judo em 1978 na ACM (Associação Cristã de Moços) e fez parte da seleção permanente do clube, se sagrando várias vezes campeão.

Sifu Adriano Barros começou no Kung Fu Louva-a-Deus em 1989 e até hoje o desenvolve. Seus primeiros passos foram na ASKF (Associação Shaolin de Kung Fu) do conceituado Mestre Dirceu A. Camargo, onde se tornou instrutor e passou a se dedicar ao ensino do sistema Louva-a-Deus durante oito anos.

Em 1996, teve a oportunidade de participar do World Kung Fu Tournament, organizado pelo Grão-Mestre Lee Koon Hung, do sistema Choy Lee Fut. Nessa ocasião, competindo 72 atletas na categoria Mãos do Norte se consagrou campeão.

Neste mesmo evento, no final do dia, conheceu Mestre Jon Funk com quem passou 10 anos treinando e desenvolvendo, ainda mais, o sistema Louva-a-Deus 7 Estrelas.

Após esse período de treinamento, Sifu Adriano seguiu seus estudos com um dos mais importantes e renomados representantes do sistema no mundo, Sigung Henry Chung, que segue a linhagem do rei do Louva-a-Deus de Hong Kong, Grão-Mestre Wong Hon Fan.

 

Criação do estilo Louva-a-Deus

Há mais de 500 anos, nascido durante a Dinastia Ming, o estilo Louva-a-Deus teve como fundador um opositor do governo chamado Wong Long, praticante de Kung Fu, que vivia insatisfeito com o seu desenvolvimento nesta arte. Na época da criação desse estilo, ele treinava no mosteiro de Shaolin, onde praticava vários estilos de Kung Fu.

Certo dia, Wong se sentou ao pé de uma árvore, localizada nos arredores do templo para estudar budismo, quando percebeu em uma vegetação bem próxima, alguns ruídos que lhe chamaram a atenção, dois insetos lutando, um Louva-a-Deus atacando uma cigarra.

Com movimentos rápidos e certeiros, em poucos segundos, o Louva-a-Deus já estava se alimentando da cigarra. Wong intrigado com o que viu, teve a ideia de capturar alguns insetos para estudar seu comportamento predatório.

Após algum tempo, estudos e dedicação, Wong compilou o que havia observado e criou os 12 princípios básicos do sistema Louva-a-Deus. Nos dias de hoje, certamente, este estilo de Kung Fu é um dos mais populares do mundo. Ele se caracteriza por utilizar movimentos diretos e eficientes, cerca de 40 formas de mãos, além do uso de um vasto armamento tradicional chinês e também lutas combinadas, tanto com as mãos, quanto com as armas.

Na Associação Mantis de Kung Fu (AMKF) desenvolvemos o estilo Louva-a-Deus de Kung Fu, há mais de 25 anos, com uma das maiores referências do mundo, o Mestre Henry Chung.

 

A Importância da Família Chung no Sistema Louva-a-Deus 7 Estrelas

Há cerca de 130 anos, um membro da família Chung deu início as atividades no meio marcial. Esse membro da família era o bisavô do Mestre Henry Chung. Ele era guarda imperial da Dinastia Chin e ensinava técnicas de defesa pessoal para os soldados. Seu Bisavô se casou e teve Chung Yik Yu, nascido em Cantão, então se mudou para Hong Kong e após alguns anos começou a treinar e incentivou o filho Chung Ho Yin a treinar com 17 anos de idade o estilo Louva-a-Deus com Wong Hon Fun depois da 2ª Guerra Mundial em 1942.

Chung Ho Yin era muito dedicado e logo conquistou a confiança de Mestre Wong Hon Fun que era conhecido como O Rei do Louva-a-Deus. A amizade era tão grande que Chung Ho Yin foi convidado para ser padrinho de casamento de Mestre Wong. Após 10 anos de treinos intensos Chung Ho Yin foi o segundo a se formar como professor reconhecido pelo próprio Mestre Wong.

Com o incentivo de Mestre Wong, ele abriu um academia para ensinar Louva-a-Deus e depois de alguns anos sua academia se tornou muito conhecida em Hong Kong. Chung Ho Yin se casou e teve dois filhos. Certa vez, Henry Chung, o filho mais novo e nos relatou como foi sua iniciação no Kung Fu e como eram os treinamentos: Foi automático, vivi numa família que respira Kung Fu, meu pai é um famoso mestre de Kung Fu e por isso eu e meu irmão começamos a treinar bem cedo, sem ter um grande motivo, apenas seguindo a tradição da família.

Meu irmão mais velho começou com set