Divulgue esta biografia



Sergio Murilo

Sérgio Murilo de Souza nasceu na região Sul do Brasil, em Florianópolis, Santa Catarina. Por vontade própria, conheceu as artes marciais, iniciando no Judô, aos 10 anos.
Aos 14, já praticava Capoeira no grupo Beribazu. A inserção logo cedo lhe levou a buscar cada vez mais o aperfeiçoamento pessoal e técnico. Com isso, aos 16 anos, conheceu o Pa-Kua.
Atraído pelo completo sistema de ensino deste conhecimento, que trabalha a Defesa Pessoal e métodos circulares de combate, e tem como filosofia a busca de uma formação integral do ser humano, começou a praticar e a se desenvolver como profissional na escola.
Em 07 de setembro de 2005, recebeu a faixa preta. Depois, em 2006, teve a oportunidade de se mudar para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com a responsabilidade de evoluir e expandir o Pa-Kua na cidade. No mesmo ano, abriu a primeira escola e formou os primeiros instrutores.
Cativando com sua didática e técnica, deu início à difusão no Sul do país. Não muito tempo depois, se fortaleceu.
A pequena escola, que a princípio ensinava apenas três disciplinas, hoje é um dos maiores e principais recintos da prática no Brasil, contando com nove disciplinas regulares e mais de 15 cursos especiais marciais, terapêuticos e de armas.
Em 2008, Sérgio Murilo alcançou uma nova etapa na carreira, se tornando Mestre Itinerante. Neste ofício de grande importância e responsabilidade, visita escolas de outros estados e países, desenvolvendo uma metodologia intensiva com o objetivo de promover o crescimento e a capacitação de alunos, educadores e recintos.
Em constante busca técnica, cultural, pessoal e profissional, passou três meses na Europa, viajando por diversos países e conhecendo as escolas de Pa-Kua e as culturas do Velho Continente. Esta experiência só somou em seu trabalho no estado gaúcho.
De 2011 até o presente ano, o Pa-Kua no Rio Grande do Sul cresceu 150% em número de cidades abrangidas, formando mais de 20 Mestres e orientadores, assim como incontáveis instrutores.
Em razão dos grandes esforços e conquistas obtidas ao longo dos anos, no fim de 2013, durante as Aulas Abertas Internacionais, sediadas em Rosário, na Argentina, o evento mais importante da Liga Internacional, recebeu das mãos do Mestre Superior Fernando Sandri a distinção especial “Grau Autêntico Linha Dourada”, um mérito pelo trabalho incontestável.
Ainda hoje se mantém como o responsável pela arte no Rio Grande do Sul e continua expandindo-a pelo estado, levando os benefícios para mais alunos e formando novos instrutores e Mestres, capazes de difundir o conhecimento no Brasil e exterior.